5 MINUTOS DE SILÊNCIO

24/11/16 | Roberta de Angelis | Video

Vamos fazer ao menos 5 minutos de silêncio? Para refletirmos sobre como temos agido e quais as consequências de nossos atos em relação ao Planeta em que vivemos?

Com o avanço da evolução civilizatória da humanidade, o surgimento de novas tecnologias, o aumento da população e consequentemente da produção agrícola e industrial, vivemos um verdadeiro colapso de nossas fontes naturais de vida.

A globalização começou a surgir apenas com o fim da Segunda Guerra Mundial, e na década de 60 as preocupações com temas ligados ao Meio Ambiente começaram a se difundir pelo mundo.

Em 1968 foi fundado o Clube de Roma, com o objetivo de encarar temas atinentes a crise do presente e do futuro da humanidade,  tendo encomendado ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) um relatório sobre os limites do crescimento, que foi concluído em julho de 1971 e publicado em 1972, sob a direção de Donella Meadows, com o título Limits to Growth (“Os Limites do Crescimento”).

A tese central do relatório, transformado em livro é que o crescimento contínuo da economia global, com um uso cada vez maior de recursos naturais para sustentar um número cada vez maior de pessoas, levaria a um colapso da economia e das condições de vida no século XXI. O estudo alertava que apenas uma mudança no comportamento, nas políticas e na tecnologia poderia evitar este colapso.

E isto é muito fácil de ser constatado, pois a vida no Planta Terra remonta de bilhões de anos, sendo que nós seres humanos apenas estamos aqui a míseros 100 mil anos, e mesmo assim somos os que mais afetaram o Planeta negativamente.

No ano de publicação do Relatório foi realizada a Conferência de Estocolmo e 20 anos depois em 1992 a ECO – 92, realizada no Rio de Janeiro  – Brasil, onde com participação relevante das nações foi-se dada largada a comprometimentos em relação a prevenção e preservação do Meio Ambiente, bem como temas relacionados as mudanças climáticas, porém como sentimos na “pele” os efeitos de nosso modo de vida exploratório e degradante, mais 24 anos se passaram e não conseguimos a conscientização necessária de mudança.

Em uma das Conferências realizadas durante a ECO – 92, uma menina de apenas 12 anos de idade – Severn Cullis Suzuki, canadense, discursou e fez a todos tomarem 05 minutos de silêncio para ouvir suas palavras, que se refletem nas mesmas preocupações e problemas que ainda enfrentamos 24 anos depois.

Se ela não foi ouvida verdadeiramente naquele dia, que ela possa ser ouvida agora e que o seu desejo de COMPARTILHAR da humanidade seja realizado. A qualidade do vídeo não é das melhores, mas o que importa é o conteúdo. Dê 05 minutos de seu silêncio para ouvi-la, e faça o seu desejo: Reflita e COMPARTILHE!!!

 

Qual a sua reação?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário