“MATO” É COMIDA E DAS BOAS!!

04/08/16 | Roberta de Angelis |

Vários alimentos parecem ‘mato’, pertencem à flora brasileira e são saborosos alimentos: as PANC (plantas alimentícias não convencionais) estão na moda há algum tempo e vêm sendo exploradas por chefs famosos como a jurada do MasterChef, Paola Carosella. Na noite desta terça (02), essas ‘plantas do brejo’ foram tema de uma das provas do programa. Interessou-se? Que tal introduzir essas espécies em sua horta?

Panc é um termo que agrupa uma série de espécies vegetais alimentícia, parte alimentícia ou um produto alimentício não convencional. Segundo um dos maiores especialistas sobre o assunto no Brasil, o biólogo, doutor em Fitotecnia, pesquisador e autor do livro “Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil”, Valdely Ferreira Kinupp, qualquer elemento botânico que tenha potencial alimentício, seja pouco conhecido e não faça parte da matriz agrícola é uma Panc. Nessa leva estão incluídas flores, látex, resinas, óleos, caules, folhas, sementes, rizomas e raízes.

Os arbustos, árvores, verduras, legumes, ervas, frutas que fazem parte desta classificação podem ser nativas de uma região, bem como exóticas a ela. Podem crescer espontaneamente e serem silvestres ou cultivadas e, por fim, se firmar como ‘ervas daninhas’. Em comum está o fato de não pertencerem à indústria agrícola que manipula sementes e aplica defensivos agrícolas e nutrientes químicos como o nitrogênio. “As Panc são rústicas, produzem suas próprias sementes e são muito mais resistentes que os cultivares comuns”, explica Valdely.

Entre as variedades, há as adaptadas à seca, as aquáticas, as de mangue e as que toleram areia e solo salino. “Incorporar essas variedades à matriz agrícola brasileira, no mínimo, geraria multidiversidade”, completa. Ainda segundo o pesquisador, apenas 0,04% da diversidade botânica do planeta é utilizada e somente 150 espécies fazem parte da economia de larga escala. Todavia, as Panc catalogadas já somam mais de 130 mil tipos que podem gerar emprego, renda e sabores inesperados, além de enfeitarem o jardim.

Fonte: http://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/listas/se-empolgou-com-o-masterchef-conheca-melhor-as-panc-e-veja-como-cultivar.htm

Qual a sua reação?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Leia os posts relacionados