A DIETA QUE MUDA O MUNDO

30/09/16 | Roberta de Angelis | Vida Orgânica - Video

Nosso mundo muda constantemente com influxos externos, principalmente com os avanços tecnológicos, porém nosso corpo físico é o mesmo desde que fomos concebidos como tal.

As mentes podem ser modificadas por como a sociedade vê e exerce a vida; mas o único influxo que reflete em nosso corpo é pelo que ingerimos, podemos ser saudáveis ou não, belos ou não, tudo pela alimentação.

Hoje mais do que nunca com a globalização de informações e a exposição da imagem das pessoas, temas como dieta e emagrecimento tomam parte como um dos mais importantes, e isto além de uma questão puramente estética, trata-se de uma questão de saúde, pois cerca de 40% da população dos Estados Unidos é considerada obesa, os casos de câncer na população mundial tem aumentado assustadoramente.

E dai ao fazer uma reflexão do meu próprio ser, entendi que precisava de mudanças de hábitos, os anos de consumo de processados, industrializados, açucares em excesso deram lugar a um corpo esteticamente reprovado por mim mesma, níveis de triglicéridos muito altos e uma esteatose hepática aguda; aos 20 e poucos anos de idade já não tinha uma idade corporal condizente com um ser humano saudável.

Mas a mudança não veio por estas razões e sim por uma tomada de consciência inversa; ao manter como projeto de pesquisa os Direitos dos Índios e a valorização de sua cultura tradicional; a admiração pelas criações, obras de engenharia e agricultura, forma de produção de alimentos, trato e relação dos membros daquelas comunidades com a alimentação, me fizeram querer mudar de uma forma muito mais ampla, porém olhando para o passado.

Com o passar dos anos nossa sociedade, pelo norte de um desenvolvimento desmedido, e a busca de lucros capitais cada vez maiores, focou a produção de alimentos pela monocultura, pelo uso irrestrito de agrotóxicos, pela modificação genética de sementes, pelo ultraprocessamento dos alimentos e adição de agentes químicos e conservantes e vai lá saber o que mais ao que chamamos de alimento, mas que porém esta cada dia mais distante de ser comida de verdade.

Hoje ingerimos alimentos carregados de carboidratos e açucares, muito diferente de nossas antepassados, que viviam da caça e da pesca, com uma alimentação baseada na ingestão de proteínas, vegetais, frutas, nozes/castanhas, encontradas em sua forma primária na natureza.

A base das dietas LowCarb High Fat (LCHF), Paleo, Bicho e Planta, seja lá o nome, é justamente esse olhar ao passado e nos alimentar de alimentos como carnes, legumes, verduras, vegetais, nozes e castanhas, e vou além a base de uma mudança completa é justamente comer COMIDA DE VERDADE, sem industrializados, sem processamento, baseados em alimentos produzidos de forma orgânica.

Esta mudança de hábitos pode levar a uma mudança de consumo, a valorização dos produtores de orgânicos, o desenvolvimento de políticas de produção de alimentos mais limpos e de uma forma que não deteriore o solo e não degrade o meio ambiente, em resumo a atitude de melhoria de vida individual pode mudar muito mais coisas a nossa volta. Para mim esta mudança já começou, e posso testemunhar que os resultados têm sido fantásticos. Venha Você Também. Fazer parte desta mudança!!!

 

Qual a sua reação?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário