Brasileiros… Luso-Brasileiros…ou ainda Indefinidos

17/08/15 | Roberta de Angelis | Política

Aproveitando os ensejos das últimas manifestações populares que participei e que definitivamente culminaram com os novos rumos políticos no País … estas as novas tentativas de uma reação social popular contra os atos de corrupção praticados por nossos “representantes” do executivo e do legislativo, precisamos retornar a uma reflexão antropológica da Sociedade Brasileira, ou se podemos dizer ainda Luso Brasileira.

Para tanto precisamos voltar um pouquinho ao nosso passado um tanto quanto recente…os Portugueses chegaram ao Brasil com requintes de brilhantismo e conquista, tal ato resumiu-se nos únicos feitos publicáveis no pequeno País europeu. As conquistas da navegação portuguesa esbarraram na falta de criatividade dos governantes e habitantes do País em se renovar, na falta de interesse no crescimento, nas inovações que “pipocavam” em toda a Europa, e principalmente na falta de coragem de acreditar que mesmo com suas limitações físicas poderiam se tornar um País de ponta, estando na vanguarda do Mundo, quem sabe até os dias de hoje.

Mas como a história muito bem nos ensinou, estas características apáticas dos portugueses marcaram sua história e a nossa; muito bem relatada no Livro “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, de Laurentino Gomes o Brasil recebeu a migração de toda a família real e da nobreza Portuguesa, porém não por méritos do nosso lindo País Continental, mas, porém pela fuga dos mesmos, “pressionados” pela Inglaterra e pela França, e com um medo absurdo da derrota, o que iminentemente aconteceu e ainda acontece.

Logo após a descoberta de novos mundos por Portugal, o País portou-se como um verdadeiro herdeiro mimado, explorando tudo que podia de forma indiscriminada e sem pensar no futuro, não pensou na reinvenção daquilo que lhe era “dado” por herança, não pensou em reinvestir e prosperar com toda a riqueza a sua disposição, e muito menos se preocupou em lhes garantir uma posição de dominância perante o restante do Mundo, tendo sucumbido à dominação, assim como fizera com seus mundos pra descobertos.

Infelizmente, hoje ainda podemos observar algumas heranças dos nossos patrícios lusitanos, algumas características que corriqueiramente insistem em demonstrar que nosso tempos de colonização afetam o desenvolvimento do nosso Brasil e impedem nosso deslanche!!!!

Estamos diante do maior escândalo – REVELADO – de corrupção do País, que culminou com uma crise econômica gravíssima com consequências ainda não Reveladas e sentidas por nós. São tempos de preocupações, porém tempos em que a CORAGEM do nosso Povo, deverá ser Revelada e necessária para sairmos dessa com alguma perspectiva de futuro e recuperação…Ocorre que, ando vendo a história se repetir, muitos os que podem, já estão “fugindo” para outros Países pela falta de coragem de enfrentar a luta pelo futuro do Brasil, levando consigo sonhos e ideais. Até quando seremos um povo contaminados pela herança da falta de vontade de lutar. ACORDEMOS BRASILEIROS, E SEJAMOS DAQUI PARA FRENTE BRASILEIROS.

 

Qual a sua reação?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário