SABORES DA BAHIA

10/11/16 | Roberta de Angelis | Cultura e gastronomia

Aproveitando essas minhas férias temporárias na minha Bahia querida, renovando as energias com esta natureza inigualável, com o poder de todos os santos e orixás que fincaram moradia nesta terra abençoada; e principalmente pela troca carinhosa com esse povo, que para mim é o mais contagiante do Brasil; vamos falar de cultura, vamos falar de comida.

A Bahia é fora da África o local onde mais negros existe no mundo, e o povo afro descendente, trazidos forçosamente às nossas terras como escravos para servir aos colonizadores,  foram os que mais influenciaram a tradicionalidade da comida brasileira; além da famosa feijoada (que é brasileiramente universal), vários pratos típicos da culinária nordestina tem origem nas comunidades escravas.

O famoso quitute baiano que é conhecido mundialmente é referência cultural e gastronômica; o Acarajé.

Acarajé: uma palavra composta da língua ioruba – africana “acará” (bola de fogo) e “jé” (comer), ou seja, “comer bola de fogo” (e dependendo do grau da pimenta é sim uma definição literal).

Sempre foi um dos ícones da culinária afro brasileira, e principalmente do próprio candomblé, por isso uma verdadeira oferenda aos orixás!

A receita é feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê, formando um “bolo” que aberto pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia.

 

acaraje

 Acarajé – mais uma contribuição ilustre do povo africano para nossa culinária.

Tornou-se referência da culinária baiana, principalmente pelo papel das baianas fazedoras de acarajé, que em 2012 tiveram o maior reconhecimento, tendo seu ofício sido declarado como Patrimônio Cultural do Brasil, as queridas baianas de tabuleiro, que se espalham pelas ruas de Salvador e de toda Bahia.

baiana

Baiana de Tabuleiro

Obrigada pela luz e energia linda Elenilda que nos presenteou com doces de Caju e Groselha feitos pela sua tia; e Ademir, que no quintal da sua casa planta desde Cacau à Jaca e cria suas galinhas com tanto carinho e nos convidou para degustar uma galinha ensopada com pirão e arroz! Pessoas Lindas, que fazem esse País valer a pena… até a próxima!!

e obrigada a toda a equipe do Tivoli EcoResort  – Praia do Forte – Mata de São João – Bahia

Qual a sua reação?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário