SOMOS VERDADE PELA AMIZADE

20/07/16 | Roberta de Angelis | Inspiração

Hoje as redes sociais estão “bombando” de comemorações de Dia do Amigo, acredito que pelo menos umas cinco vezes no ano já se elegeram o dia do amigo, porém a amizade não tem dia, nem momento, nem circunstância, é atemporal e muitas vezes eterna ou até de outras vidas.

Coincidentemente meu horóscopo (como sabem sou um exemplar “modelo” de virginiana) do dia previu que “O convívio com amizades é propenso a ser mais intenso, assim como a oportunidade de novas surgirem.”, então nada mais justo e verdadeiro do que celebrar esse sentimento ou seria sentido tão lindo quanto a amizade.

Aos amigos costumamos exercer o melhor de nós, que é justamente sermos nós mesmos, mostrar nossos verdadeiros sentimentos, fraquezas, vontades e aspirações.

Isto acontece por que as amizades são as únicas relações em nossas vidas que podemos optar por ter ou não ter, porém não imagino ninguém viver uma vida plena sem amigos, pelo menos um que seja, desde que seja verdadeiro.

Com nossas famílias costumamos tentar ser exemplos, ou nos espelhar em nossos pais, irmãos mais velhos; em nossas vidas profissionais e ofícios tentamos mostrar responsabilidade, seriedade que as vezes se exige em algumas funções; as vezes temos que ser políticos nos relacionamentos profissionais e acabamos escondendo muito de nossas essências; no amor não é diferente, queremos ser perfeitos aos olhos do outro, primeiro fisicamente para exercermos a arte da conquista, depois moralmente para sustentarmos essa relação.

Já ouvi muitas mulheres e homens dizendo que “imagina nunca soltei um pum na frente dele ou dela, eu seguro”, porém na primeira oportunidade vai ao banheiro de porta aberta para conversar com o amigo, ou o mais comum vai telefonar pro amigo quando estiver sentado ao troninho. Muitos entenderão!

As melhores risadas que você deu foi na companhia de seus amigos, muitas delas foram provocadas para te tirar de algum nervosismo ou tristeza que estava vivendo; os maiores perigos que você já passou nesta vida também foram fruto da loucura de algum amigo (mas não tem problema vocês estão vivos e bem, e naquele momento estavam bêbados pra CA….), todos estes momentos deixaram marcas eternas em nós, podem ser até marcas físicas.

A amizade verdadeira não cobra, não obriga, mas pode dar broncas, aconselhar, até tirar-lhe lágrimas, mas nunca te fará mal, por que você sempre poderá voltar ao lugar mais seguro de sua existência, que é o reencontro com você mesmo.

As aulas chatas de matemática do colégio tinham graça pois você e sua galera do fundão estavam planejando aprontar alguma coisa, a faculdade só teve graça por que as festas e os porres que você tomou com seus amigos lhe renderam lembranças inesquecíveis (quantas vezes você segurou o cabelo daquela amiga na balada pra ela passar mal no meio do camarote, tantas quantas ela segurou o seu quando você abraçava a privada), quantos foram os telefonemas para chorar sobre a briga do dia com o namorado ou para chorar de emoção por que tinha sido pedida em casamento, os amigos que você faz no trabalho acabam sendo a motivação para você acordar todo dia cedo e encarar as “buchas” do dia a dia.

Se você tem amigos, muitos dirão – “são alguns poucos e bons” – sabe que muitos passam em nossas vidas, mas somente esses das lembranças que marcam é que ficam para eternidade, mas saiba que todos tiveram um papel importante na construção do seu Eu Verdadeiro!

Uma mulher pode sim ter um melhor amigo homem, ele vai ser sempre a racionalidade da sua vida; seu melhor amigo pode ser seu cachorro, garanto são os mais fiéis e nunca te pedirão nada em troca, você pode eleger pessoas completamente diferentes de você para serem seus amigos, seja pela personalidade, seja também pela idade, uma criança de 4 anos pode ser sua maior confidente.

Esta é a beleza da amizade ela não escolhe, mas é escolhida pelo coração, consegue ser recompensadora sempre e te faz lembrar que você existe no meio de inúmeras diferenças.

O escritor uruguaio Eduardo Galeano já dizia que a mais bela energia do gênero humano, é reconhecer-se em suas diferenças e através delas se vincular aos outros, que o melhor do mundo esta nos muitos mundos que o mundo contém, nas diferentes músicas da vida, nas cores e dores, nas mil e uma maneiras de viver e de falar, crer e criar, comer, trabalhar, dançar, brincar, amar, sofrer e festejar que temos descoberto ao longo de milhares de milhares de anos.

Isto exercemos com um belo instrumento chamado : Amizade! Feliz dia do Amigo aos meus… aos seus e aos por vir.

 

 

Arte e Cultura

Livro que recomendo: “DE PERNAS PRO AR: A ESCOLA DO MUNDO AO AVESSO” , Eduardo Galeano, L&PM Editores. capa_de_pernas_pro_ar.indd

Filme sobre amizade que recomendo (prepare os lenços… é lindo e tocante!!):

filme

Melhor música de “A Amizade” do Fundo de Quintal (eu e minha melhor amiga já elegemos como a nossa canção, mas fiquem à vontade!!):

 

 

Qual a sua reação?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
5
  • Mariana Moura

    Me emocionei…que bom ter vc na nossa vida!!
    Um encontro tão improvável que serve pra demonstrar que nada é por acaso!! Estou pra vc como vc está pra mim!! Amo vc!!

    Reply

  • Júlia

    Sants com ctz vc conseguiu definir muita coisa do sentimento tão nobre que é a amizade. Parabéns pelo lindo texto.

    Reply

Deixe um comentário